Bem vindos!

UMA LUTA EM PROL DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, DA FAMÍLIA E DA CIDADE

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Pais e alunos do João Fischer são orientados sobre atividades de 2014


Pais e alunos do Centro Educacional João Fischer Sobrinho - área visual foram recebidos na manhã desta quinta-feira, 6 de fevereiro, pela equipe de profissionais da unidade. Neste primeiro encontro de 2014, a coordenadora da unidade, Adriana Vasconcelos Casemiro; a assistente social, Marita Breda Roque; e a psicóloga, Tatiana Boretto Dalfré, informaram sobre como serão desenvolvidas as atividades neste ano.

De acordo com Adriana, atualmente 70 alunos são atendidos no João Fischer - área visual. "Atendemos a partir de zero ano até a idade adulta", disse ela. Vários projetos são desenvolvidos junto aos alunos, como pedagógico, psicológico, de informática para cegos total e com baixa visão, e mobilidade. O espaço conta também com biblioteca e brinquedoteca.

Terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga, assistente social, educador de projeto social, estagiárias de psicologia e monitor de informática compõem o quadro de funcionários.

A novidade para este ano, segundo a coordenadora, é o desenvolvimento do projeto psicossocial, um trabalho de atividades e atendimentos em conjunto entre assistente social e psicóloga. Outro assunto abordado com os pais e alunos é a possível mudança de prédio da unidade.

A psicóloga enfatizou a importância da presença dos alunos durante as aulas. "É necessário que vocês venham para as aulas e participem das atividades para que os objetivos sejam alcançados", disse.

Já a assistente social abordou o trabalho em conjunto para a construção da inclusão. "O maior pilar da construção é a família. Nós, do João Fischer, somos facilitadores do processo de inclusão. A equipe só vai conseguir atingir a meta com a ajuda e empenho de vocês", lembrou.

"Juntos, vamos construir o novo, buscando ser melhor e mais feliz", acrescentou Marita. 

Maísa Regina Pires acompanhou sua mãe, Elisabeth Gonçalves da Silva Pires, 52 anos, que perdeu a visão há cerca de 10 anos, devido à diabetes. "Quando minha mãe ficou cega, ela entrou em depressão, o que já foi superado. Aqui no João Fischer, minha mãe aprendeu a viver novamente. Hoje ela cozinha e limpa a casa. Ela também fez muitas amizades aqui", contou Maísa. 

Atualmente, monitor de informática do João Fischer, André da Silva Nascimento, 24, começou a frequentar a unidade com quatro meses de vida. Ele, que nasceu cego e possui mais dois irmãos com a mesma deficiência, disse que a estrutura da família junto às atividades do João Fischer o tornou uma pessoa melhor. "Aqui no João Fischer eu fui alfabetizado e recebi orientações de mobilidade. Hoje tenho uma vida normal e ando sozinho para onde quiser". Nascimento cursou a faculdade de Recursos Humanos e hoje ministra aulas de informática para alunos cegos do João Fischer. Ele acredita que o fato da família não tem imposto limites, fez com que ele alcançasse seus objetivos. "Minha mãe sempre cuidou muito bem de mim, mas ela sempre dizia que eu não ia conseguir se não tentasse. Por isso enfrentei os desafios com confiança".

Crédito Fotográfico: Wagner Morente
Crédito Jornalístico: Carolina Avi

Procura por livros na Biblioteca Municipal cresce 17% em um ano



No ano de 2013, a população limeirense realizou 18.016 empréstimos nas bibliotecas municipais de Limeira (Biblioteca Municipal Infantil “Professora Cecília Quadros" e Biblioteca Municipal “Professor João de Sousa Ferraz”). De acordo com a Secretaria Municipal da Cultura, comparado a 2012, houve um aumento aproximado de 17% na retirada de materiais do acervo.
A biblioteca possui um total de 37.840 itens no acervo, que inclui livros, periódicos, gibis, enciclopédias, dicionários, CDs, fitas de vídeo, livros em braile, jogos e DVDs. Além disso, há uma grande variedade de assuntos no acervo, como romance, religião, autoajuda, poesia, medicina, teatro, biografias, literatura infanto-juvenil, entre outros. A Secretaria da Cultura informou que os livros mais procurados pelos leitores limeirenses são os de romance e os juvenis. 
Para o secretário da Cultura, Nivaldo Menezes, a biblioteca é uma guardiã da cultura, do idioma e da história, e tem desempenhado com dedicação atividades que atendem aos mais diversos públicos e idades. Para Menezes, a leitura é algo fundamental na formação da sociedade. “Através dela, nos familiarizamos com o universo da escrita, o que facilita a melhor pronúncia das palavras, o desenvolvimento da escrita e da comunicação, além de ajudar as pessoas a desenvolverem um pensamento crítico e capaz de compreender melhor o meio em que vive”, explicou o secretário. 
Na biblioteca, existem espaços específicos a determinados assuntos como para as publicações sobre a cidade de Limeira e de autores locais, o “Espaço Cultural Zumbi dos Palmares” para a etnia negra e também a “Ecoteca”, onde estão os livros e revistas sobre meio ambiente. São desenvolvidos também diversos tipos de atividades de incentivo à leitura durante o ano, como no Dia Nacional do Livro Infantil (comemorado no dia 18 de abril), quando há a realização de contação de histórias e outras atividades gratuitas destinadas a crianças entre 3 e 12 anos. 
Em julho, durante uma semana das férias escolares, há o projeto “Venha se divertir na Biblioteca”, que também envolve contação de histórias, brincadeiras e jogos infantis. Existe ainda o programa “Pegue e Leve”, onde são disponibilizados livros que foram doados mas já fazem parte ou são similares aos livros que já existem no acervo. Além destas, a biblioteca realiza outras atividades no ano destinadas a vários tipos de público. A biblioteca fica na rua Senador Vergueiro, 845, Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Alessandra Postali - Estagiária de Jornalismo

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Notícias sobre Educação dos principais órgãos de imprensa!

Impressos


Educação – Folha de S.Paulo A3
                                                                                                                                                 


Web


segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Notícias sobre Educação!

Impressos




Paciente não consegue vaga – Agora A14                

Educação  - Folha de S.Paulo A3

Inglês – Agora A13                    


Acertando as contas – Folha de S.Paulo C1




Por Estado – Estado de S.Paulo A20




O ranking da sala de aula – Estado de S.Paulo A19



A educação brasileira – Estado de S.Paulo A3        


Web

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Saúde da Família amplia atendimento com implantação de mais cinco unidades


A Prefeitura de Limeira implantará no município, no primeiro semestre de 2014, mais cinco unidades mistas do Estratégia Saúde da Família (ESF) e outras cinco no segundo semestre. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Camila Rezende Moreno, as unidades mistas são aquelas onde a Unidade Básica de Saúde (UBS) e a Unidade Saúde da Família (USF) funcionam no mesmo prédio. Os bairros contemplados serão: Cecap, Graminha, Nova Europa, Morro Azul e Pq. Hipólito. “Com esta implantação, iremos delimitar áreas dentro das áreas já cobertas pela UBS, ou seja, o usuário que morar próximo a uma UBS e estiver cadastrado na área da USF, terá atendimento prioritário com a equipe multidisciplinar da ESF. Vamos intensificar o atendimento nestas localidades, com isso, novos profissionais serão chamados”, informa.

Com a estrutura física já existente, um concurso público será aberto pela administração municipal para contratação de enfermeiro, médico, agente comunitário e auxiliar e técnico de enfermagem, que atuarão nas novas unidades. “Ao implantar a unidade e cadastrá-la no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, o CNES, o Ministério da Saúde encaminha um incentivo mensal para funcionamento da unidade”, explica a coordenadora.

Os pacientes das unidades do ESF recebem atendimento com médicos, equipe de enfermagem, fisioterapia, psicologia e agentes comunitários de saúde, serviços oferecidos nas 10 unidades, sendo que seis delas também contam com atendimento odontológico. Os bairros que hoje contam com uma unidade são Ernesto Kühl, Odécio Degan, Belinha Ometto, Novo Horizonte/José Cortez, Nossa Senhora das Dores IV/Caic e Nova Conquista/Antônio Brigatto/Pq. Hipólito.

Segundo Camila, tanto a USF quanto a UBS fazem parte da Política Nacional da Atenção Básica, deliberada pela portaria nº 2.488 de 2011. “O que difere as duas é que a ESF veio para reorganizar o modelo de atenção em saúde à população, visto que atende a uma região delimitada, ou seja, territorializada. Com isso, a equipe da ESF consegue um maior vínculo com os usuários e tem responsabilidade sanitária sobre aquela área”, explica. Ela ressalta que, para receber atendimento em uma USF, o usuário deve residir na área de abrangência da unidade, podendo agendar a consulta pessoalmente, por telefone ou através do agente comunitário.


A coordenadora lembra que os procedimentos realizados nas USFs são visitas domiciliares, curativos, inalação, administração de medicamentos, papanicolau/citologia, retirada de pontos, coleta de exames laboratoriais, coleta de exame do pezinho/PKU, controle da diabetes/glicemia capilar e verificação da pressão arterial. Já o eletrocardiograma e a vacinação são realizados em algumas unidades. 

Com proximidade do verão, CCZ orienta a combater doença


“Não dê tempo para a dengue!” é o tema da campanha de combate à dengue deste verão, apresentado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, na última terça-feira, 19 de novembro. A campanha tem como objetivo mostrar que a prevenção leva pouco tempo, mas o suficiente para proteger familiares e vizinhos. Com a proximidade das férias e festas de final de ano, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria da Saúde de Limeira alerta a população quanto ao fechamento correto dos imóveis para viagens ou férias coletivas, evitando focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Neste ano, foram registrados no município, segundo o CCZ, 2.063 casos positivos da doença.

“Com a participação de todos, podemos mudar esse quadro e ficar livres da dengue”, acredita o médico veterinário do CCZ Hilton Lang. “Estamos entrando na época de maior risco de dengue, que é marcada pelo aumento da infestação do mosquito transmissor devido ao calor e à ocorrência de chuvas, além da maior circulação de pessoas por causa das férias, as quais podem contrair a dengue nas viagens e transmitir para outras pessoas pela picada da fêmea do mosquito ao retornar para a cidade”.

Antes de fechar o imóvel, o CCZ orienta o proprietário a certificar que não deixou nada que possa servir de criadouro para o mosquito. Ao ficar sem uso, até os vasos sanitários costumam servir de criadouro para a fêmea do mosquito da dengue, que coloca seus ovos em água parada. “Outros objetos e locais também merecem atenção, já que o imóvel ficará fechado por vários dias, como os ralos, caixas d’água, calhas, canaletas de água da chuva, lixo, entulho e recicláveis, além dos famosos pratos e vasos de plantas”, informa Lang.

Segundo o médico veterinário, para evitar a proliferação, é preciso vistoriar tanto a parte interna quanto a externa do imóvel, lembrando que o mosquito mede apenas meio centímetro e pode passar por qualquer vão (confira mais orientações abaixo). Ao retornar, as vistorias semanais devem ser mantidas, para garantir que o imóvel continue livre de criadouros. Também é preciso ficar atento aos sintomas da dengue. A doença causa febre acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: dor de cabeça, no corpo e no fundo dos olhos, falta de apetite e, em alguns casos, manchas vermelhas, diarreia e vômito.

Lang ressalta que a pessoa que já teve a doença corre o risco de desenvolver a dengue hemorrágica, que é a forma mais grave da doença e pode levar à morte. “Se a pessoa tiver o diagnóstico de dengue e apresentar dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, sangramento pelo nariz, boca e gengiva, sede excessiva e boca seca, deve retornar imediatamente a uma Unidade Básica de Saúde”, alerta.

Veja os cuidados que devem ser tomados antes de viajar:

* Vede os vasos sanitários que ficarão sem uso, os ralos internos e a caixa d’água, podendo ser utilizados tela de mosqueteiro, plástico ou outro objeto que garanta que a fêmea não consiga entrar para colocar seus ovos;
* Limpe e desentupa calhas e canaletas de água de chuva. Providencie também a poda de árvores que possam voltar a causar novo entupimento neste período;
* Coloque tampas nas lixeiras e as deixe em local coberto;
* Elimine entulho de construção, pneus e outros objetos sem serventia;
* Encaminhe para reciclagem materiais coletados ou guarde-os em local coberto;
* Retire os pratos dos vasos ou encha-os de areia;
* Elimine plantas na água, plantando-as em vasos ou no jardim;
* Seque e guarde em local coberto os brinquedos, utensílios e objetos úteis;
* Caso algum funcionário seja escalado para trabalhar no período, oriente-o a fazer pelo menos uma vistoria por semana para manter o local totalmente livre de criadouros;
* Oriente alunos, funcionários e outros frequentadores a não deixarem lixo espalhado, facilitando o trabalho do pessoal da limpeza, o que lhes proporcionará mais tempo para cuidarem das situações mais críticas.


Dúvidas podem ser sanadas pelos telefones do CCZ, (19) 3441-3548 ou 3451-3546. 

IFSP deve ter primeira turma em Limeira em agosto de 2014

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) deve ter a sua primeira turma no campus avançado que será implantado em Limeira em agosto de 2014. O anúncio foi feito em coletiva à imprensa realizada na tarde desta sexta-feira, 29 de novembro, com as presenças do prefeito Paulo Hadich, do deputado Newton Lima e do reitor do IFSP, Eduardo Modena, quando foi oficializada a vinda de uma unidade do instituto para a cidade. O vice-prefeito Antonio Carlos Lima, o presidente da Câmara Municipal, Ronei Costa Martins, secretários, vereadores e representantes de várias entidades da sociedade civil estiveram presentes. O evento ocorreu no Edifício Prada.
  
De acordo com Modena, os primeiros cursos serão de ensino médio, em modelo semelhante ao adotado pelo Cotil (Colégio Técnico de Limeira), ligado à Unicamp. Já em janeiro, ocorrerão audiências públicas para que a sociedade limeirense indique que cursos são mais necessários para serem oferecidos. Inicialmente, o instituto funcionará no prédio onde atualmente está instalada a CEIEF Padre Maurício Sebastião Ferreira, no Jd. do Lago. O reitor afirmou que quer ampliar a relação com Limeira e implantar, em um futuro próximo, um campus completo para abrigar cursos de ensino médio e superiores, com biblioteca, auditório, ginásio esportivo e parque aquático, em uma área de, no mínimo, 60 mil m². “Nós pensamos grande. Sabemos que é difícil, mas é um esforço coletivo que a gente tem satisfação em fazer”, disse.
  

Diante disso, Hadich sinalizou que a área do antigo aeroporto, entre os bairros Bartolomeu Grotta e Aeroporto, pode atender essa demanda. Ele afirmou que a instalação no campus nesse local vai ser um grande incentivo para o desenvolvimento daquela região da cidade. O prefeito agradeceu ao deputado e ao reitor pelo esforço para contemplar Limeira. “Essa semente de esperança é um motivo de alegria, pois dará muitos frutos para a nossa cidade”, disse. Ele também falou da satisfação em fazer esse anúncio. “Não é todo dia que fazemos uma conquista dessa magnitude”. Hadich ainda ressaltou a capacidade da sociedade limeirense em formar mão de obra qualificada.


Newton Lima explicou que Limeira não estava na primeira lista de 16 cidades onde seriam implantados os campi do IFSP. No entanto, como algumas delas não atenderam os pré-requisitos, o município foi incluído. “A liderança, amor por Limeira e a determinação do prefeito Paulo Hadich foram fundamentais para essa conquista”, afirmou.


IFSP
  

O IFSP é uma autarquia federal de ensino com aproximadamente 22 mil alunos matriculados em seus 28 campi. Além disso, mais de 4 mil alunos estão distribuídos em 23 polos de educação à distancia, divididos pelo Estado de São Paulo. São oferecidos cursos técnicos, licenciaturas, formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação. O IFSP também tem cursos pela internet.