Diariamente as mulheres são vítimas da chamada violência obstétrica em maternidade de unidades de saúde em nosso país. Sem saber de seus direitos, acabam aceitando situações humilhantes e até agressões físicas e emocionais. Por isso, lutando pelos DIREITOS DA MULHER, aprovamos em 2015 a Lei 5.568, de minha autoria, que trata da implantação de medidas de informação à gestantes e parturientes sobre a Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal, visando, principalmente, a proteção destas contra a violência obstétrica, que é todo ato praticado às mulheres gestantes, em trabalho de parto ou no período de puerpério.
A Lei é necessária pois, esse tipo de violência física ou verbal contra a mulher gestante ou parturiente data de longo tempo, sendo marcada pela cultural submissão feminina, pela impunidade dos profissionais da área da saúde e pelo silêncio das violentadas. Pesquisas elaboradas pela Fundação Perseu Abramo comprovam que uma entre quatro brasileiras é submetida à violência obstétrica. Esse número poderia ser muito maior, pois, devido, as mulheres mais humildes não terem informações, não percebem que estão sendo violentadas.
Bem vindos!
UMA LUTA EM PROL DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, DA FAMÍLIA E DA CIDADE
sábado, 27 de agosto de 2016
sexta-feira, 26 de agosto de 2016
VARA ESPECIAL DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER
Você sabia que, segundo dados da Delegacia da Mulher de Limeira, foram registrados 7766 boletins de ocorrência somados os anos de 2013 e 2014? Sabia que no mesmo biênio (2013-2014) foram registrados 2369 casos de violência doméstica contra mulher e 325 medidas protetivas de urgência?
São por fatos como estes que trabalhamos pela PROTEÇÃO e EMPODERAMENTO DA MULHER.
No ano de 2013, trabalhando também parceria com a Deputada Telma de Souza (PT) lutamos e conquistamos a criação da Procuradoria Especial da Mulher, que visa o direcionamento de denúncias de violência e discriminação contra a mulher, a fiscalização e acompanhamento de programas de governo que visem a promoção da igualdade de gênero, dentre outras iniciativas, e proteção à mulher.
A implantação da referida Vara em nosso município trará possibilidade do fortalecimento dessas instituições que prestam esses importantes serviços de amparo à mulher e representa uma relevante conquista na luta contra a violência Doméstica e Familiar.
Trabalhamos agora para a instalação da Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Limeira coroará um importante trabalho de proteção à mulher, proporcionando um atendimento especifico, humanizado e célere nos processos de violência doméstica, satisfazendo um anseio 'da comunidade feminina.
quinta-feira, 25 de agosto de 2016
Manutenção das Escolas Municipais
Na rede municipal defendemos o não fechamento da EMEIEF Izaura Gaiza do Amaral, escola rural localizada no bairro Fazenda Citra, e a manutenção da EMES Fernando Antonio Pinto responsável pela Educação de Jovens e Adultos de 1º ao 5 anodo Ensino Fundamental.
Em relação a escola Isaura Gaiza do Amaral, realizamos visita ao local e acompanhados da direção pudemos conhecer todo funcionamento da unidade. Sobre o fechamento, mantivemos contato com a Secretaria de Educação, sendo que num primeiro momento foi necessário o levantamento de demanda e, posteriormente, para o não fechamento da escola a Secretaria promoveu o remanejamento de alunos do Ceief Jamile Caram de Souza Dias, situada no Jardim Santa Adélia.
Já sobre a Educação de Jovens e Adultos, articulamos a manutenção da Unidade Escolar, com corpo docente, gestão escolar, servidores e alunos continuando vinculados a ela. A perda da sede foi negativa, pois os alunos já haviam criando vínculo com o local, de fácil acesso devido as linhas de ônibus, porém a Secretária garantiu que oferecerá transporte para os alunos até o Parque Cidade, onde funcionará a nova sede. Contamos com o apoio de outras entidades, como a APESOESP, que protocolou junto a Secretaria de Educação abaixo-assinado coletado por professores, pais e alunos, pedindo a manutenção da Unidade Escolar.
Defendemos que qualquer mudança proposta seja realizada de maneira democrática, em conjunto com a comunidade escolar.
quarta-feira, 24 de agosto de 2016
Educação de Qualidade
Aprovamos na Câmara Municipal a
Moção de Apelo 23/2015, pedindo que o Governo Estadual atendesse as
reivindicações dos professores, devido a falta de um canal de
negociação para que seja reconhecido o direito à livre associação sindical e,
consequentemente, o direito de negociar as suas condições de trabalho e
perspectivas de carreira para o funcionamento permanente da educação pública. No
documento pontuamos a situação dos professores da categoria “O”, os processos
parados para a concessão da aposentadoria, a não abrangência do
vale-alimentação a todos os docentes e o corte de verbas para a educação.
Aprovamos também a Moção 109/2015,
de Protesto ao
Governador do Estado de São Paulo e ao Secretário de Educação do Estado de São
Paulo pela reorganização proposta na Rede de Ensino, de maneira vertical, para
separar alunos do ciclo II e Ensino Média, transferindo milhares de alunos,
fechando classes e até Unidades Escolares.
Por meio de articulação, diversas
reuniões e protestas, conseguimos por fim, o não fechamento das escolas Luigino
Burigotto e a Maria Aparecida Soares de Luca em nossa cidade.
Secretaria cria o Fórum Municipal de Educação
Profª Érika questionou sobre o assunto ainda no início de
seu mandato
A vereadora Profª Érika Monteiro (PT), ainda n início de seu
mandato, questionou o poder público sobre a implantação do Fórum Municipal da
Educação estar nos planos da Secretaria Municipal. A época, a vereadora disse
que " a criação deste Fórum é de extrema importância para uma educação
pública de qualidade, pois irá agregar todas as atividades que tenham como perspectiva
uma educação que garanta acesso, permanência e qualidade de ensino."
Por meio de ofício, o então Secretário José Caludinei
Lombardi informou que a implantação do Fórum Municipal da Educação era pauta de
estudo realizado, pretendendo que o mesmo torna-se um espaço de permanentes
estudos que visem à otimização da qualidade do ensino público.
Já no último dia 12 de agosto, a Secretaria Municipal de
Educação publicou no Jornal Oficial do Município a Resolução SME 05/2016, que
cria o Fórum Municipal com a finalidade, de acordo com a publicação, de
acompanhar as conferências municipais de educação, avaliar a implementação de
suas deliberações e promover as articulações necessárias com os correspondentes
fóruns intermunicipais e estaduais de educação. Também compete ao Fórum
participar do planejamento das conferências municipais de educação, em conjunto
com a Secretaria Municipal da Educação (SME) e com o Conselho Municipal de
Educação (CME), bem como divulgar as suas deliberações, elaborar regimento
interno, oferecer suporte técnico ao Município para a organização e a
realização de seus fóruns e de suas conferências.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2014
EDUCAÇÃO EM NOTÍCIAS
Impressos
Alckmin nega falta de materiais em escolas – Folha de
S.Paulo C6
Educação de crianças com deficiência – Folha de
S.Paulo A2
Cai participação da Educação nos gastos estaduais –
Estado de Paulo A18
Planejamento – Estado de S.Paulo A18
Secretaria alega mudanças em cursos e na capacitação –
Estado de S.Paulo A18
No interior, festa de Natal é cancelada – Agora A3
Sindicato de diretores critica a medida – Agora A3
Educação – Folha de S.Paulo A2
Gestão Alckmin corta verba de escolas – Folha de
S.Paulo C1
Governo de SP diz que houve só readequação – Folha de
S.Paulo C1
Somente 17% das escolas do Estado têm acessibilidade –
ABCD Maior 9
Web
Educação reabre matrículas antecipadas – Comércio do
Jahu
Gastos com educação devem continuar subindo acima da inflação
em 2015 – Estado de S.Paulo online
USP espera ter 38% de alunos vindos de escola pública –
Info Online
Professores de São Paulo querem estabilidade de temporários e
nova forma de contratação – Rede Brasil
Assinar:
Postagens (Atom)
