Bem vindos!

UMA LUTA EM PROL DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, DA FAMÍLIA E DA CIDADE

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Secretaria da Fazenda realiza avaliação do cumprimento de metas fiscais do 1º quadrimestre


A Secretaria Municipal da Fazenda realizou nesta terça-feira, dia 28, na Câmara Municipal, a avaliação do cumprimento de metas fiscais do 1º quadrimestre de 2013. As audiências públicas com essa finalidade, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, são promovidas nos meses de fevereiro, maio e setembro, pela Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade do Legislativo limeirense.


Como membros da comissão, estiveram presentes os vereadores José Farid Zaine, Jorge de Freitas, Totó do Gás e Darcy Reis. O secretário da Fazenda, João Carrasco, fez a abertura dos trabalhos. Em seguida, a superintendente da Pasta, Andréa Vilas Boas, realizou a apresentação dos números relativos ao 1º quadrimestre deste ano. Ao final de sua explanação, os presentes puderam tirar suas dúvidas.

Segundo Carrasco, o que mais chama a atenção nos números demonstrados é o quão foi superestimada a previsão de arrecadação pela administração anterior. “O total de receitas no 1º quadrimestre deste ano cresceu 14% em relação ao mesmo período de 2012 e, mesmo assim, ficou R$ 3 milhões abaixo do previsto”, justificou. Em números absolutos, o crescimento, se comparados os dois períodos, foi de R$ 20 milhões.

O secretário também destacou as despesas líquidas, que tiveram 50% correspondentes a pessoal e encargos sociais, num total de R$ 85,8 milhões. Como ponto positivo, Carrasco citou a queda da dívida fundada nesta administração. “Recebemos uma dívida fundada de R$ 102,6 milhões e já amortizamos R$ 5,9 milhões desse total”, detalhou. “Isso é resultado do grande esforço que temos feito para sanear as contas do município”.

5ª Conferência Municipal das Cidades reúne 250 participantes


A etapa municipal de Limeira da 5ª Conferência Nacional das Cidades aconteceu neste sábado, dia 25, na Faculdade de Tecnologia, localizada no campus 1 da Unicamp. Com o tema “Quem muda a cidade somos nós. Reforma Urbana Já”, o evento reuniu aproximadamente 250 pessoas, representando vários segmentos da sociedade civil organizada e do poder público. O prefeito Paulo Hadich e o vice-prefeito Antonio Carlos Lima participaram.

Esta fase serviu como preparação para as etapas estadual e nacional da conferência. A fase municipal tratou de temas como Moradia, Saneamento, Transporte e Mobilidade, entre outros ligados ao desenvolvimento das cidades com justiça social. Também foi realizada a escolha dos delegados de Limeira para a Conferência Estadual.


Abrindo os trabalhos, o secretário municipal de Habitação, Alex Marques Rosa, coordenador da conferência, explicou o funcionamento do evento. Ele destacou a importância de se discutir o planejamento da cidade. “As cidades não são justas. Elas têm espaços privilegiados e outros de miséria e exclusão”, realçou. Como exemplo, Alex citou o setor de transportes. “Nosso sistema privilegia o transporte individual, em detrimento do público”, afirmou. “O Viaduto Paulo D'Andréa, onde passam carros mas não pedestres ou ciclistas, é uma obra-prima da desigualdade”, exemplificou.

Para Alex, é preciso que os governos se comprometam a construir cidades mais justas. “Isso Limeira já tem”, disse, citando a abertura da atual administração municipal para a participação da população em várias frentes. O prefeito, por sua vez, afirmou que o governo federal tem investido em setores como Habitação, Saneamento e Mobilidade Urbana e que a Prefeitura de Limeira vem realizando diversos projetos para receber essa verba. Ele citou como exemplo três projetos na área de mobilidade que preveem a destinação de R$ 41 milhões para obras de pavimentação.

Depois da leitura do regimento interno da conferência, aconteceu uma palestra com a professora Vanessa Gayego Bello Figueiredo, doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pela FAU/USP e ex-sub-prefeita de Paranapiacaba e Área de Mananciais de Santo André. Ela explicou a importância de se construir o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), lembrando que um dos objetivos da conferência é discutir estratégias para que isso aconteça.

Vanessa falou sobre a relevância da função social das cidades, que devem preservar os direitos dos cidadãos em áreas como moradia, saneamento ambiental, transporte coletivo, mobilidade urbana e acessibilidade, trabalho e cultura e lazer. Ela expôs a aplicação do Plano Diretor de Santo André e deu uma explicação sobre a história da urbanização no Brasil. Vanessa também discorreu sobre a necessidade de se pensar a cidade coletivamente. “O interesse coletivo deve prevalecer sobre o uso e o interesse individuais”, frisou.

Na parte da tarde, os participantes foram divididos em quatro grupos, nos quais debateram os assuntos em pauta. Cada um deles elaborou propostas que foram encaminhadas para a plenária final. Depois dessa etapa, foram eleitos os 24 delegados e respectivos suplentes para a 5ª Conferência Estadual. Abaixo, os delegados eleitos.

SEGMENTO I - PODER PÚBLICO
- TITULAR: VANDERLÉIA APARECIDA SERRANO DIEGO
- SUPLENTE: JOSÉ MILTON COIMBRA

- TITULAR: JOÃO GERALDO LOPES GONÇALVES
- SUPLENTE: ALLISSON THIAGO BORTOLAZO

- TITULAR: ALESSANDRA ARGENTON SCIOTA
- SUPLENTE: LÍVIA DE SALVI LAZANEO

- TITULAR: MAURO ZEURI
- SUPLENTE: PALLOMA DOS SANTOS LIMA LEITE

- TITULAR: TIAGO VALENTIM GEORGETTI
- SUPLENTE: TIKARA OKAWARA

- TITULAR: ANDRÉA JÚLIA SOARES GANZERT
- SUPLENTE: FLORISVALDO CARDOSO DE MOURA

- TITULAR: ALEX MARQUES ROSA
- SUPLENTE: EDUARDO JOSÉ MECATTI

- TITULAR: SIDNEI NUNES DE ANDRADE
- SUPLENTE: DOUGLAS RODRIGO DA SILVA

- TITULAR: MARCOS DE LIMA
- SUPLENTE: ÉRIKA PATRICIA PANELLA BROCANELLI

- TITULAR: ÉRIKA MONTEIRO MORAES
- SUPLENTE: GUILHERME REIS


SEGMENTO II – MOVIMENTOS SOCIAIS E POPULARES
- TITULAR: DELCIDES RIBEIRO DOS SANTOS
- SUPLENTE: MÉRIENE CRISTINA FERREIRA

- TITULAR: MÁRCIO STAHL
- SUPLENTE: MARIA ISABEL SILVA BRAZ

- TITULAR: REGINA CÉLIA PEREIRA
- SUPLENTE: ELIAS BELLO CARDOSO

- TITULAR: FLÁVIO DE OLIVEIRA LOPES CERQUEIRA
- SUPLENTE: JOSÉ LAÉRCIO BARALDI JÚNIOR

- TITULAR: JOSUÉ GREGÓRIO DOS SANTOS
- SUPLENTE: FABIANA APARECIDA BUENO DE CAMPOS

- TITULAR: SILVIO LUCIANO DE SOUZA
- SUPLENTE: JOSIENE ANTONIA DA SILVA


SEGMENTO III – TRABALHADORES POR SUAS ENTIDADES SINDICAIS
-TITULAR: VALDEMAR LUIS NOVAES
- SUPLENTE: DALVA RADESCHI

- TITULAR: CARLOS ALEXANDRE PAIVA
- SUPLENTE:

- TITULAR: JOÃO BRAZ DE OLIVEIRA
- SUPLENTE: VALTER BARBOSA DOS SANTOS


SEGMENTO IV – ENTIDADES REPRESENTATIVAS DO EMPRESARIADO
- TITULAR: ENIO ANTONIO CAMPANA

- TITULAR: MARY DALVA LEME FIORENTINI

- TITULAR: LUIZ MANOEL DA SILVA


SEGMENTO V – ENTIDADES PROFISSIONAIS, ACADÊMICAS, DE PESQUISA E CONSELHOS PROFISSIONAIS
- TITULAR: ARMANDO MAGNO BERGANTIM

SEGMENTO VI – ONG’S COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE DESENVOLVIMENTO URBANO
- TITULAR: ELISÂNGELA KÁTIA CARDOSO POVA
- SUPLENTE: MARIA BEATRIZ BRAGOTTO BARROS DE PAREJA

terça-feira, 28 de maio de 2013

Professora Érika Monteiro (PT) esteve em Brasília para tratar de assuntos e projetos para Limeira


Na última quinta-feira (23) a vereadora Professora Érika Monteiro (PT) esteve em Brasília, acompanhada do prefeito municipal Paulo Hadich (PSB) e do secretário executivo e de desenvolvimento da Prefeitura de Limeira, Mauro Zeuri, além de Gilmar Mauro, membro da Coordenação Nacional do MST (Movimento dos Sem Terra). 

A visita teve como um dos objetivos principais tratar com Gilberto Carvalho, ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, discussões a respeito de projetos a serem implantados em Limeira e também sobre a situação dos membros do MST que estão no Acampamento Elisabete Teixeira, que fica próximo ao Horto Florestal.

Por fim a parlamentar, o prefeito, secretário e Gilmar Mauro foram à sede do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), para se informarem a respeito de projetos sobre agricultura familiar.

Algumas FOTOS DA VIAGEM:








quinta-feira, 23 de maio de 2013

Seminário discute enfrentamento à violência sexual


O 1º Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente, realizado nesta quarta-feira, 22 de maio, contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre profissionais das áreas da assistência social, saúde e educação, além de demais interessados. A iniciativa ocorreu para lembrar o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente, celebrado em 18 de maio. A realização foi do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).

Segundo a presidente do Ceprosom, Ana Maria Sampaio, o objetivo é refletir sobre o aumento de casos de violência contra crianças e adolescentes. “Este foi o primeiro seminário de muitos que poderão acontecer. Eventos como este devem ser realizados sempre, pois trabalharmos no bem-estar das crianças e dos adolescentes é como se estivéssemos pensando no futuro”, afirmou Ana Maria.

O prefeito Paulo Hadich ressaltou, durante a mesa de abertura do seminário, que a estrutura da família vem mudando com o passar dos anos. Para ele, hoje, como a maioria dos pais trabalha, terceiriza a educação e os valores da vida dos filhos. “Devemos trabalhar melhor a sociedade sobre a violência contra as crianças e os adolescentes. Os valores não são em bens materiais; uma palavra, um ensinamento ou um gesto de carinho vale muito mais”, disse ele.

De acordo com a delegada dos Direitos da Mulher, Andrea Paula Rachid Pavan, os casos registrados de violência entre crianças e adolescentes, no município, vêm crescendo a cada ano. “Acredito que os números aumentaram devido a uma maior conscientização da população, que realiza mais denúncias. Isso é bom, pois assim combatemos os atos de violência contra os pequenos e continuamos com a prevenção para não registro de novos casos”, explicou.

O evento teve início às 14h, e contou com duas palestras. A primeira com o tema “O atendimento e o acompanhamento da criança e do adolescente vítima de violência sexual”, realizada pela assistente social e especialista em violência doméstica contra a criança e o adolescente Vera Aparecida dos Santos. A segunda palestra foi ministrada pelo psicólogo clínico e social Virgílio Paulo da Silva Alves, com o tema “Subjetividade e concretude no atendimento e acompanhamento da criança e do adolescente vítima de violência sexual”.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Residencial Antônio Simonetti tem ação social como encerramento de projeto de Habitação


Uma ação social para as famílias do Jardim Residencial Antônio Simonetti foi realizada neste sábado, 18 de maio. O evento, que teve início às 8h, encerrou uma série de trabalhos sociais que foram desenvolvidos na comunidade pela Secretaria da Habitação, em parceria com outras secretarias municipais. O vice-prefeito Antonio Carlos Lima esteve presente no local, além do secretário da Habitação, Alex Rosa, e do secretário dos Esportes, José Luiz Rodrigues.

Vice Prefeito Lima e Secretário Alex Rosa Marques
A ação levou para o bairro serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e avaliação de glicemia (teste de diabetes). Além disso, houve muita diversão para as crianças com brinquedos como camas elásticas. Também foram realizados alongamentos físicos e a houve apresentação do Coral Municipal Afro Thulany. De acordo com Lima, é importante estar presente nos bairros para interagir com a população local e, assim, conseguir acompanhar as necessidades de cada região. “Estar em contato com a população ajuda a identificar o que pode ser aprimorado, além dos problemas e dificuldades. Quando presentes na comunidade, conseguimos verificar melhor e de perto todas essas questões”, salientou o vice-prefeito.

Com a ação, a diarista Marta Rodrigues dos Santos Maciel pode aproveitar os serviços médicos oferecidos. “Pude conferir minha pressão e também a glicemia, assim ganhei tempo, já que não precisei ir ao posto de saúde”, completou. Para a estudante Katiele Laize Pereira dos Santos, a ação serviu para alegrar o fim de semana das crianças e dos jovens do bairro. “Tem dia que não temos nada para fazer. Vamos ter um fim de semana diferente”, comentou.

Além dessa ação, palestras socioeducativas, mobilização social, bem como cursos de geração de renda foram desenvolvidos na comunidade, por meio do Projeto FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social).

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Alunos do Sesi apresentam proposta de melhoria em ônibus à secretária dos Transportes


A secretária municipal dos Transportes, Andréa Soares, assistiu nesta quarta-feira, 15 de maio, à apresentação de um projeto desenvolvido por alunos do Sesi 408 para melhorar a qualidade do transporte público em Limeira. Os estudantes desenvolveram um protótipo a ser anexado nos degraus dos ônibus que facilita o embarque e desembarque dos usuários.

Trata-se de um degrau extra para diminuir a altura da entrada e saída dos veículos. O Projeto +1, assim intitulado pelos estudantes, foi desenvolvido, inicialmente, com o propósito de melhorar o acesso para os idosos e para os portadores de necessidades especiais que dependem do transporte público. No entanto, o projeto pode beneficiar a todos os usuários.

Os alunos realizaram pesquisa sobre transporte em Limeira e questões de acessibilidade antes de colocar em prática a realização do degrau. O estudante João Pedro Oliveira, 13, ficou orgulhoso em participar da iniciativa. “Fazer um trabalho que pode ser levado em benefício de outras pessoas foi o que deu mais satisfação”, comentou. “Também ajuda a mostrarmos que Limeira é uma cidade que está trabalhando para melhorar seu trânsito”.

O projeto conta ainda com uma parceria com o Senai. A ideia agora é colocar o degrau extra como teste em alguns veículos para verificar se poderá ser ampliado para todo o sistema.

Segundo Andréa, o Projeto +1 vem ao encontro de ações e medidas a serem desenvolvidas no transporte de Limeira. “Queremos trabalhar melhor a questão de acessibilidade no município. A ideia é muito bem-vinda e vamos estudar a possibilidade de colocar em teste em alguns ônibus”, salientou.

O grupo ainda fez uma estimativa de custo do projeto. Segundo os estudantes, cerca de R$ 1.700,00 seria o total investido para readaptar cada ônibus para receber o novo degrau.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Encontro com superintendente do Ministério do Trabalho busca soluções para posto de Limeira


Nesta terça-feira, dia 14, o prefeito em exercício, Antonio Carlos Lima, e o secretário-chefe de Gabinete, Marco Aurélio Faria Júnior, reuniram-se em São Paulo com o superintendente estadual do Ministério do Trabalho, Carlos Frederico Zimmermann Neto. O encontro, realizado na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, teve a finalidade de buscar soluções para o posto do ministério de Limeira, que está sem a única servidora responsável pelo atendimento, pois ela saiu em licença para tratamento de saúde por 120 dias.

Durante a reunião, Lima ressaltou ao superintendente os problemas que a falta desse serviço pode causar aos trabalhadores de Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis e Engenheiro Coelho. O posto do Ministério do Trabalho é responsável por fazer as homologações, solicitações de seguro-desemprego e emissão da carteira de trabalho, além de orientações trabalhistas. Zimmermann se mostrou solidário ao prefeito em exercício. “Limeira é uma cidade de grande porte, com muitas empresas e trabalhadores. Sendo assim, não pode ficar sem o posto”, disse o superintendente.

Zimmermann recebeu o ofício entregue pelo chefe do Executivo e se comprometeu a avaliar a situação e buscar soluções para a resolução desse impasse. “Quero ir até Piracicaba, cidade sede da Gerência Regional do Trabalho, e depois a Limeira. Vamos conversar, também, com os representantes dos sindicatos e fazer gestão para que a cidade não seja prejudicada”, antecipou.

Os representantes do Executivo limeirense explicaram que a atual administração tem total interesse em sediar uma Delegacia Regional do Trabalho e Emprego. E que o prefeito Paulo Hadich já demonstrou essa intenção durante um encontro, em Brasília, com o ministro Manoel Dias.