Bem vindos!

UMA LUTA EM PROL DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, DA FAMÍLIA E DA CIDADE

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Colóquio da sexualidade na terceira idade discute e incentiva a valorização do assunto nesta fase da vida

Com foco na informação, preservação da autoestima e quebra de preconceitos, o colóquio sobre a sexualidade na terceira idade, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (25) no plenário da Câmara, teve a presença de cerca de 80 pessoas, além de alguns vereadores e do vice-prefeito Antônio Carlos Lima (PT). O evento, idealizado pela vereadora Érika Monteiro (PT) em conjunto com sua assessoria, apresentou como principal palestrante a ginecologista Dra. Maria Esther da Silva Vieira e também contou com a participação da deputada estadual por São Paulo Telma de Souza (PT), que também contribuiu relatando sobre a importância do carinho e do afeto nesta fase da vida.

Dra. Maria Esther traçou brevemente o contexto histórico da sexualidade, quando em tempos antigos o sexo era visto apenas como ato de procriação e a mulher era excessivamente submissa ao homem, não podendo demonstrar ou até mesmo sentir nenhum prazer com a relação. Ainda durante a explanação a médica abordou pontos mais atuais dentro do tema, tais como: importância de cuidar da saúde, mitos e verdades e a questão da valorização do sexo ainda que na terceira idade. “É comum as pessoas acharem que idoso não precisa de sexo. Sexualidade é mais do que simplesmente uma relação, ela engloba várias outras coisas, é algo bem mais amplo. É convívio, é cumplicidade, é o segurar na mão, um olhar afetuoso, um abraço, entre outras coisas. O idoso precisa entender isso e também se permitir”, relatou a ginecologista em um dos momentos do colóquio. Ainda de acordo com Maria Esther o sexo é tão benéfico para a saúde, que a ONU (Organização das Nações Unidas), já afirmou em estudo divulgado que ele atua diretamente para a integração eficaz da saúde física e mental de um indivíduo. 

A deputada Telma de Souza ressaltou sobre conceitos impostos pela mídia e a importância de se cuidar da autoestima. “A sociedade nos faz várias imposições, para a mulher é um pouco mais difícil. Mulher bonita e sexy não são só aquelas saradas dos comerciais de cerveja. Nós também podemos ser bonitas do nosso jeito e temos que pensar dessa forma, colocar isso na cabeça. Temos que garantir a nossa própria autoestima”, afirmou.

Houve ainda espaço para interação com o público, onde perguntas puderam ser feitas, além do compartilhamento de relatos e experiências. 


Para Érika Monteiro o colóquio foi muito produtivo. “Rendeu além do esperado e vimos que a importância de tocar nesses temas vai além do que podemos observar. Acabamos sentindo hoje aqui a necessidade de abordar e levar o assunto da sexualidade também para os mais jovens. Já estamos articulando algo voltado para a gravidez na adolescência, além de mais colóquios para a terceira idade. Esses assuntos serão amplamente discutidos e trabalhados durante o meu mandato”, finalizou a parlamentar. 

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Prefeitura busca regularizar situação dos moradores das casas da antiga Fepasa na Boa Vista



A Prefeitura de Limeira iniciou na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, a topografia do terreno das casas ao lado do viaduto Jânio Quadros, na Boa Vista, que antigamente pertenciam à Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa). O objetivo é realizar um trabalho de levantamento físico da área para ajudar na aquisição da posse dos imóveis para os moradores. 

Ao todo, são 15 casas, que atualmente pertencem à Rede Ferroviária Federal e abrigam cerca de 20 famílias. Além da topografia, a Secretaria Municipal da Habitação trabalha no levantamento social destes moradores, bem como no levantamento documental. 
“Com todas as etapas concluídas, conseguimos dar início a um projeto de reforma no local”, explica o secretário da Habitação, Alex Rosa, que esteve reunido com as famílias em agosto. Ele explica que a Prefeitura já solicitou junto à Secretaria de Patrimônio Histórico (SPU) a posse dos imóveis. “Tudo isso para conseguir regularizar a situação de moradia e também conciliar com a preservação de patrimônio histórico”. 
O secretário salienta que todo esse trabalho é feito em conjunto com os residentes e que o objetivo é permitir que eles continuem residindo nas casas com a segurança da posse do imóvel. De acordo com Eliane Aparecida Brasil Rossi, moradora há mais de 30 anos em uma das residências, trata-se de um apoio bem vindo da Prefeitura. “Estamos esperançosos de que finalmente vamos conseguir resolver esse assunto, nunca resolvido antes”, destaca. 

Além disso, a pasta estuda solucionar ações emergenciais solicitadas pelos moradores locais, como vazamentos nos encanamentos e telhados com goteiras, entre outras reformas necessárias nos imóveis. 

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Biblioteca abre inscrições para oficina de inclusão digital à terceira idade

Em parceria com o Acessa SP, programa de inclusão digital do governo do Estado, a Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz está com inscrições abertas para a Oficina de Acesso à Internet para a Terceira Idade. São oito vagas e os interessados podem se inscrever até dia 27 de setembro, no prédio da biblioteca, localizado na rua Senador Vergueiro, 845, no Centro.
A oficina tem como objetivo a inclusão digital para maiores de 60 anos e os capacita para o uso de serviços da internet como pagamento de contas, acesso a redes sociais, revistas eletrônicas, jornais, receitas e vídeos. Um monitor do Acessa SP ministrará o curso, que tem início no dia 30 de setembro e segue até 30 de outubro. As aulas serão às segundas e terças-feiras, das 14h às 15h.

Campanha atualiza carteira de vacinação de 1.809 crianças menores de 5 anos

A Campanha de Multivacinação para atualização das carteiras de crianças menores de 5 anos, iniciada no dia 24 de agosto, foi encerrada na última sexta-feira, dia 30. Das 6.389 crianças que compareceram aos postos, 1.809 tiveram sua carteira atualizada.

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria Pereira da Silva, ainda não há previsão para a prorrogação da campanha. “Não há uma meta para ser cumprida, mas o número atingido está dentro do esperado”, explicou.

Se a pessoa ainda não adquiriu a carteira de vacinação para seu filho, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Para tirar a segunda via da carteira, deve comparecer à UBS onde costuma vacinar a criança e seguir as orientações.


Para mais informações, o telefone é (19) 3441-1914.

Conferência Municipal discute melhorias e aperfeiçoamento da saúde pública

Duas palestras marcaram a abertura da 6ª Conferência Municipal da Saúde, realizada na noite da última sexta-feira, 30 de agosto, no Teatro Nair Belo. A conferência, que teve como tema “SUS – Nosso Maior Patrimônio: da realidade ao ideal” e como lema “Confirmar o correto, modificar o errado e construir o novo”, prosseguiu durante todo o sábado, dia 31.

Participaram da cerimônia de abertura o prefeito Paulo Hadich, o presidente da Câmara Municipal, Ronei Costa Martins, o secretário interino da Saúde, Marco Aurélio Magalhães Faria Junior, a presidente do Conselho Municipal da Saúde, Ivanice da Silveira Santos, e a presidente da Comissão Organizadora da conferência, Vera Maria Baptistella.

Antes das palestras, houve a votação para aprovação do Regimento da 6ª Conferência Municipal da Saúde. Para Vera, que atua no conselho há 16 anos, a conferência é o auge do trabalho realizado. “Neste momento, lembramo-nos de tudo o que passamos e temos a consciência de que fazemos tudo o que podemos e também refletimos sobre tudo o que aconteceu”, disse.

A presidente Ivanice Santos lembrou os temas das conferências anteriores, que acontecem a cada quatro anos com representantes de vários segmentos da sociedade. “O conselho é composto por representantes do governo, profissionais da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou.

A Conferência da Saúde foi instituída pela lei federal nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. “O tema desta conferência foi muito bem escolhido pela comissão organizadora, pois reflete o teor das discussões”, Faria Junior. Precederam a Conferência Municipal da Saúde 30 pré-conferências. O presidente da Câmara desejou em sua fala que a conferência fosse rica em novas e boas experiências para que haja evolução no serviço de saúde pública.

Segundo o prefeito, que agradeceu a presença dos palestrantes, os doutores Gilson Carvalho e Maria do Carmo Cabral Carpinteiro, a linha do atual governo é de muita participação e debate, com a realização de conferências e audiências que já ocorreram e outras que ainda serão realizadas, como a Audiência Pública sobre Iluminação, para evitar ao máximo possíveis erros no processo de governabilidade. “É impossível construir melhorias sem a participação dos três entes federativos. O ente federativo do Estado tem sido demasiadamente omisso e o município é o ente que tudo abraça. Há muito que mudar e aprimorar”.

Hadich lembrou algumas mudanças realizadas em seu governo, que facilitaram a vida dos usuários do SUS, como a descentralização do Cartão SUS, por exemplo.

Palestras
O médico pediatra e de saúde pública Gilson Carvalho falou sobre o tema “Controle Social e a importância do SUS”. Para ele, o objetivo do SUS é ajudar a pessoa a viver mais e melhor. “Não há no mundo nenhum sistema de saúde desse tamanho”, disse. “Se o SUS é nosso patrimônio, temos que lutar para que haja mais investimento para que, a cada dia, seja melhor e mais suficiente”.

Carvalho listou alguns focos a serem seguidos, como cuidar dos agravos e doenças agudas; cuidar das condições crônicas, como obesos e hipertensos; além de cuidar das doenças crônicas e degenerativas, entre outros.

Já a palestrante Maria do Carmo Cabral Carpinteiro abordou a questão do planejamento das ações. “Só planeja quem conhece a realidade e sabe aonde quer chegar”. Segundo ela, o Plano de Saúde deve ser a expressão das políticas e dos compromissos de saúde numa determinada esfera de gestão.

Maria do Carmo apresentou algumas pistas para o bom planejamento, como integrar as diversas áreas no governo e no território; criar espaços para que as diferenças apareçam e explicitar conflitos; criar outras formas de participação, além dos conselhos e conferências; utilizar a informação e ferramentas de geoprocessamento; informar cotidianamente, minuciosamente e didaticamente todos os conselheiros e trabalhadores; ter política de educação permanente para trabalhadores e usar técnicas de planejamento simplificado e participativo, entre outras. “Planejar é obrigação do gestor, mas isso não quer dizer que ele fará isso sozinho. O conselho é para fiscalizar, mas também para planejar”.

Discussão em grupos
Já no sábado, dia 31, grupos de trabalho discutiram sobre Atenção Básica (Assistência, Prevenção e Promoção da Saúde), Vigilância à Saúde (Epidemiológica, Sanitária e Ambiental, Zoonoses e Saúde do Trabalhador), Assistência Hospitalar, Controle Social, Atenção Secundária e Recursos Humanos.

Uma plenária final contou com a presença de 42 usuários, 28 trabalhadores e 14 gestores e na qual foi realizada a apreciação do relatório final, definindo diretrizes para elaboração da política de saúde de Limeira. As moções encaminhadas por parte dos delegados e observadores também foram apreciadas.

Todos os participantes receberam certificado ao término da conferência.

Secretaria da Saúde orienta sobre agendamento de consultas e exames; filas não são necessárias

Devido à grande fila registrada na manhã desta segunda-feira, 2 de setembro, em frente à Policlínica Dr. Odair Antônio Ragazzo de Camargo, antigo Postão, para agendamento de consultas e exames, a Secretaria Municipal da Saúde orienta sobre os procedimentos para agendamento. A policlínica realiza atendimentos nas seguintes especialidades: cardiologia, cirurgia, endocrinologia (adulto e infantil), neurologia, obesidade infantil, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia pediátrica, proctologia e urologia.

De acordo com a coordenadora administrativa da policlínica, Rachel Raphael dos Santos, o agendamento de retornos pode ser feito através de cinco linhas telefônicas - 3441-2453, 3445-4721, 3446-0936, 3441-2065, 3442-5240 -, não sendo necessário formar filas já durante a madrugada. “Neste caso, é necessário que o paciente esteja com o número do cartão do posto em mãos e informe a especialidade e o nome do médico em que foi atendido”, informa.

Já em relação à primeira consulta, é necessário que a pessoa vá pessoalmente à policlínica, portando a guia de encaminhamento, o cartão SUS e o cartão do posto, se tiver. E, no caso de exames, também é preciso que o paciente vá pessoalmente agendar, visto que cada exame possui seu procedimento para realização, que deve ser entregue e explicado à pessoa.

Rachel ressalta que, neste momento, as consultas estão sendo agendadas para os meses de outubro, novembro e dezembro. “Precisamos ter esse agendamento, visto que médicos saem de férias e também participam de conferências. Dessa forma, planejamos o atendimento para que nenhum paciente seja prejudicado”, explica. Um problema apontado pela coordenadora, que dificulta o atendimento, causando demora, são os idosos que possuem atendimento preferencial, mas que agendam consulta para familiares e não para eles mesmos.

Nesta segunda, mais de 600 pessoas receberam senha entre às 7h30 e 15h, horário de agendamento, e todas foram atendidas. “As pessoas que chegaram após as 15h foram orientadas a retornar amanhã dentro do horário de agendamento”, diz.

Outra questão apontada por Rachel são os pacientes que não comparecem à consulta e não ligam antecipadamente para desmarcar. “De 1.400 pessoas atendidas diariamente na policlínica, 400 são para remarcar consultas em que faltaram e não avisaram. Isso acaba atrasando a agendamento de outros pacientes, pois, se a pessoa ligar desmarcando a consulta, podemos encaixar outra que está aguardando por atendimento”. Segundo ela, ao agendar a consulta, a pessoa recebe um papel contendo a informação para que, caso não possa comparecer à consulta, avise com no mínimo dois dias de antecedência. “As pessoas precisam se conscientizar e colaborar na agilidade do atendimento”, orienta.