Bem vindos!

UMA LUTA EM PROL DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, DA FAMÍLIA E DA CIDADE

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Prefeitura se reúne com executivo da Auto Sueco; empresa se instala em Limeira em outubro

O prefeito Paulo Hadich esteve reunido na tarde desta sexta-feira, 27 de setembro, com Jorge Nieto Guimarães, executivo do Grupo Auto Sueco, revendedora da marca Volvo, que irá se instalar em Limeira, às margens da Rodovia Anhanguera. 

“Limeira é uma cidade em que há muito tempo estávamos querendo atuar. Trata-se de uma cidade localizada em um ponto muito estratégico, com saídas para outras cidades importantes no entorno e, claro, às margens da Anhanguera. Além disso, queremos reforçar o seguimento de vendas de caminhões aqui”, salienta Guimarães. 
Com início das atividades previstas para 30 de outubro, a Auto Sueco investe R$11 milhões na nova unidade de Limeira. De acordo com o prefeito, essa com certeza será uma empresa de destaque em toda a  região. “Nosso município caminha para o crescimento econômico. Com isso, é claro que novas empresas são bem-vindas, e favorecem esse desenvolvimento que buscamos”, ressalta Hadich. 

A Auto Sueco também atua nas cidades de Campinas e São Paulo. 

Campanha educativa de trânsito tem início

"Sua vida vale mais do que uma carona" é o slogan da campanha que começou a circular hoje, 26 de setembro, pela cidade. Realizada pelas secretarias municipais de Comunicações, Transportes e Segurança Pública, ela tem por objetivo conscientizar os ciclistas sobre a prática ilegal de pegar carona nos ônibus. 
Os usuários do transporte coletivo, pedestres, motoristas e, principalmente, ciclistas irão receber orientações sobre o perigo de morte decorrente da prática da carona, também conhecida como rabeira. Folhetos começaram a ser distribuídos na região do Terminal Central Urbano pela manhã desta quinta-feira.  Além disso, a campanha ainda conta com anúncios em jornais, cartazes e busdoor, entre outras mídias. A internet também será um dos veículos utilizados para conscientizar todos os envolvidos no trânsito, por meio do Facebook da Prefeitura de Limeira. 
O diretor dos Transportes, Paulo Zeraik, ressalta a importância dos veículos de comunicação para a divulgação. “Sabemos que é por meio da imprensa e demais canais de comunicação que podemos conscientizar a população. Contamos com isso para conseguir levar essa importante informação, além de lembrarmos que as denúncias podem ser feitas pelo telefone da pasta, o 3404-9778”, lembra. 
O secretário de Segurança Pública, Maurício Miranda de Queiroz, explica que a prática é entendida como crime, enquadrada no artigo 262 do Código Penal. Esse artigo classifica como crime expor a perigo o meio de transporte público, impedir ou dificultar seu funcionamento. “A detenção pode ser de um a dois anos. Além disso, o motorista é obrigado a parar o ônibus, pois se trata de infração de trânsito conduzir pessoas pelo lado de fora do veículo”, salienta. 
A campanha foi definida a partir de uma reunião realizada em agosto pelas secretarias envolvidas e por parceiros como a Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar, empresas concessionárias do transporte coletivo municipal e Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Limeira (Sindttrul).

Colóquio da sexualidade na terceira idade discute e incentiva a valorização do assunto nesta fase da vida

Com foco na informação, preservação da autoestima e quebra de preconceitos, o colóquio sobre a sexualidade na terceira idade, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (25) no plenário da Câmara, teve a presença de cerca de 80 pessoas, além de alguns vereadores e do vice-prefeito Antônio Carlos Lima (PT). O evento, idealizado pela vereadora Érika Monteiro (PT) em conjunto com sua assessoria, apresentou como principal palestrante a ginecologista Dra. Maria Esther da Silva Vieira e também contou com a participação da deputada estadual por São Paulo Telma de Souza (PT), que também contribuiu relatando sobre a importância do carinho e do afeto nesta fase da vida.

Dra. Maria Esther traçou brevemente o contexto histórico da sexualidade, quando em tempos antigos o sexo era visto apenas como ato de procriação e a mulher era excessivamente submissa ao homem, não podendo demonstrar ou até mesmo sentir nenhum prazer com a relação. Ainda durante a explanação a médica abordou pontos mais atuais dentro do tema, tais como: importância de cuidar da saúde, mitos e verdades e a questão da valorização do sexo ainda que na terceira idade. “É comum as pessoas acharem que idoso não precisa de sexo. Sexualidade é mais do que simplesmente uma relação, ela engloba várias outras coisas, é algo bem mais amplo. É convívio, é cumplicidade, é o segurar na mão, um olhar afetuoso, um abraço, entre outras coisas. O idoso precisa entender isso e também se permitir”, relatou a ginecologista em um dos momentos do colóquio. Ainda de acordo com Maria Esther o sexo é tão benéfico para a saúde, que a ONU (Organização das Nações Unidas), já afirmou em estudo divulgado que ele atua diretamente para a integração eficaz da saúde física e mental de um indivíduo. 

A deputada Telma de Souza ressaltou sobre conceitos impostos pela mídia e a importância de se cuidar da autoestima. “A sociedade nos faz várias imposições, para a mulher é um pouco mais difícil. Mulher bonita e sexy não são só aquelas saradas dos comerciais de cerveja. Nós também podemos ser bonitas do nosso jeito e temos que pensar dessa forma, colocar isso na cabeça. Temos que garantir a nossa própria autoestima”, afirmou.

Houve ainda espaço para interação com o público, onde perguntas puderam ser feitas, além do compartilhamento de relatos e experiências. 


Para Érika Monteiro o colóquio foi muito produtivo. “Rendeu além do esperado e vimos que a importância de tocar nesses temas vai além do que podemos observar. Acabamos sentindo hoje aqui a necessidade de abordar e levar o assunto da sexualidade também para os mais jovens. Já estamos articulando algo voltado para a gravidez na adolescência, além de mais colóquios para a terceira idade. Esses assuntos serão amplamente discutidos e trabalhados durante o meu mandato”, finalizou a parlamentar. 

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Prefeitura busca regularizar situação dos moradores das casas da antiga Fepasa na Boa Vista



A Prefeitura de Limeira iniciou na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, a topografia do terreno das casas ao lado do viaduto Jânio Quadros, na Boa Vista, que antigamente pertenciam à Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa). O objetivo é realizar um trabalho de levantamento físico da área para ajudar na aquisição da posse dos imóveis para os moradores. 

Ao todo, são 15 casas, que atualmente pertencem à Rede Ferroviária Federal e abrigam cerca de 20 famílias. Além da topografia, a Secretaria Municipal da Habitação trabalha no levantamento social destes moradores, bem como no levantamento documental. 
“Com todas as etapas concluídas, conseguimos dar início a um projeto de reforma no local”, explica o secretário da Habitação, Alex Rosa, que esteve reunido com as famílias em agosto. Ele explica que a Prefeitura já solicitou junto à Secretaria de Patrimônio Histórico (SPU) a posse dos imóveis. “Tudo isso para conseguir regularizar a situação de moradia e também conciliar com a preservação de patrimônio histórico”. 
O secretário salienta que todo esse trabalho é feito em conjunto com os residentes e que o objetivo é permitir que eles continuem residindo nas casas com a segurança da posse do imóvel. De acordo com Eliane Aparecida Brasil Rossi, moradora há mais de 30 anos em uma das residências, trata-se de um apoio bem vindo da Prefeitura. “Estamos esperançosos de que finalmente vamos conseguir resolver esse assunto, nunca resolvido antes”, destaca. 

Além disso, a pasta estuda solucionar ações emergenciais solicitadas pelos moradores locais, como vazamentos nos encanamentos e telhados com goteiras, entre outras reformas necessárias nos imóveis. 

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Biblioteca abre inscrições para oficina de inclusão digital à terceira idade

Em parceria com o Acessa SP, programa de inclusão digital do governo do Estado, a Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz está com inscrições abertas para a Oficina de Acesso à Internet para a Terceira Idade. São oito vagas e os interessados podem se inscrever até dia 27 de setembro, no prédio da biblioteca, localizado na rua Senador Vergueiro, 845, no Centro.
A oficina tem como objetivo a inclusão digital para maiores de 60 anos e os capacita para o uso de serviços da internet como pagamento de contas, acesso a redes sociais, revistas eletrônicas, jornais, receitas e vídeos. Um monitor do Acessa SP ministrará o curso, que tem início no dia 30 de setembro e segue até 30 de outubro. As aulas serão às segundas e terças-feiras, das 14h às 15h.

Campanha atualiza carteira de vacinação de 1.809 crianças menores de 5 anos

A Campanha de Multivacinação para atualização das carteiras de crianças menores de 5 anos, iniciada no dia 24 de agosto, foi encerrada na última sexta-feira, dia 30. Das 6.389 crianças que compareceram aos postos, 1.809 tiveram sua carteira atualizada.

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria Pereira da Silva, ainda não há previsão para a prorrogação da campanha. “Não há uma meta para ser cumprida, mas o número atingido está dentro do esperado”, explicou.

Se a pessoa ainda não adquiriu a carteira de vacinação para seu filho, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Para tirar a segunda via da carteira, deve comparecer à UBS onde costuma vacinar a criança e seguir as orientações.


Para mais informações, o telefone é (19) 3441-1914.