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terça-feira, 3 de setembro de 2013

Secretaria da Saúde orienta sobre agendamento de consultas e exames; filas não são necessárias

Devido à grande fila registrada na manhã desta segunda-feira, 2 de setembro, em frente à Policlínica Dr. Odair Antônio Ragazzo de Camargo, antigo Postão, para agendamento de consultas e exames, a Secretaria Municipal da Saúde orienta sobre os procedimentos para agendamento. A policlínica realiza atendimentos nas seguintes especialidades: cardiologia, cirurgia, endocrinologia (adulto e infantil), neurologia, obesidade infantil, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia pediátrica, proctologia e urologia.

De acordo com a coordenadora administrativa da policlínica, Rachel Raphael dos Santos, o agendamento de retornos pode ser feito através de cinco linhas telefônicas - 3441-2453, 3445-4721, 3446-0936, 3441-2065, 3442-5240 -, não sendo necessário formar filas já durante a madrugada. “Neste caso, é necessário que o paciente esteja com o número do cartão do posto em mãos e informe a especialidade e o nome do médico em que foi atendido”, informa.

Já em relação à primeira consulta, é necessário que a pessoa vá pessoalmente à policlínica, portando a guia de encaminhamento, o cartão SUS e o cartão do posto, se tiver. E, no caso de exames, também é preciso que o paciente vá pessoalmente agendar, visto que cada exame possui seu procedimento para realização, que deve ser entregue e explicado à pessoa.

Rachel ressalta que, neste momento, as consultas estão sendo agendadas para os meses de outubro, novembro e dezembro. “Precisamos ter esse agendamento, visto que médicos saem de férias e também participam de conferências. Dessa forma, planejamos o atendimento para que nenhum paciente seja prejudicado”, explica. Um problema apontado pela coordenadora, que dificulta o atendimento, causando demora, são os idosos que possuem atendimento preferencial, mas que agendam consulta para familiares e não para eles mesmos.

Nesta segunda, mais de 600 pessoas receberam senha entre às 7h30 e 15h, horário de agendamento, e todas foram atendidas. “As pessoas que chegaram após as 15h foram orientadas a retornar amanhã dentro do horário de agendamento”, diz.

Outra questão apontada por Rachel são os pacientes que não comparecem à consulta e não ligam antecipadamente para desmarcar. “De 1.400 pessoas atendidas diariamente na policlínica, 400 são para remarcar consultas em que faltaram e não avisaram. Isso acaba atrasando a agendamento de outros pacientes, pois, se a pessoa ligar desmarcando a consulta, podemos encaixar outra que está aguardando por atendimento”. Segundo ela, ao agendar a consulta, a pessoa recebe um papel contendo a informação para que, caso não possa comparecer à consulta, avise com no mínimo dois dias de antecedência. “As pessoas precisam se conscientizar e colaborar na agilidade do atendimento”, orienta. 

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