Devido à grande fila
registrada na manhã desta segunda-feira, 2 de setembro, em frente à Policlínica
Dr. Odair Antônio Ragazzo de Camargo, antigo Postão, para agendamento de consultas
e exames, a Secretaria Municipal da Saúde orienta sobre os procedimentos para
agendamento. A policlínica realiza atendimentos nas seguintes especialidades:
cardiologia, cirurgia, endocrinologia (adulto e infantil), neurologia,
obesidade infantil, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia pediátrica,
proctologia e urologia.
De acordo com a coordenadora
administrativa da policlínica, Rachel Raphael dos Santos, o agendamento de
retornos pode ser feito através de cinco linhas telefônicas - 3441-2453,
3445-4721, 3446-0936, 3441-2065, 3442-5240 -, não sendo necessário formar filas
já durante a madrugada. “Neste caso, é necessário que o paciente esteja com o
número do cartão do posto em mãos e informe a especialidade e o nome do médico
em que foi atendido”, informa.
Já em relação à primeira
consulta, é necessário que a pessoa vá pessoalmente à policlínica, portando a
guia de encaminhamento, o cartão SUS e o cartão do posto, se tiver. E, no caso
de exames, também é preciso que o paciente vá pessoalmente agendar, visto que
cada exame possui seu procedimento para realização, que deve ser entregue e
explicado à pessoa.
Rachel ressalta que, neste
momento, as consultas estão sendo agendadas para os meses de outubro, novembro
e dezembro. “Precisamos ter esse agendamento, visto que médicos saem de férias
e também participam de conferências. Dessa forma, planejamos o atendimento para
que nenhum paciente seja prejudicado”, explica. Um problema apontado pela coordenadora,
que dificulta o atendimento, causando demora, são os idosos que possuem
atendimento preferencial, mas que agendam consulta para familiares e não para
eles mesmos.
Nesta segunda, mais de 600
pessoas receberam senha entre às 7h30 e 15h, horário de agendamento, e todas
foram atendidas. “As pessoas que chegaram após as 15h foram orientadas a
retornar amanhã dentro do horário de agendamento”, diz.
Outra questão apontada por Rachel são os
pacientes que não comparecem à consulta e não ligam antecipadamente para
desmarcar. “De 1.400 pessoas atendidas diariamente na policlínica, 400 são para
remarcar consultas em que faltaram e não avisaram. Isso acaba atrasando a
agendamento de outros pacientes, pois, se a pessoa ligar desmarcando a
consulta, podemos encaixar outra que está aguardando por atendimento”. Segundo
ela, ao agendar a consulta, a pessoa recebe um papel contendo a informação para
que, caso não possa comparecer à consulta, avise com no mínimo dois dias de
antecedência. “As pessoas precisam se conscientizar e colaborar na agilidade do
atendimento”, orienta.
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