Bem vindos!

UMA LUTA EM PROL DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, DA FAMÍLIA E DA CIDADE

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Notícias sobre Educação!

Impressos




Paciente não consegue vaga – Agora A14                

Educação  - Folha de S.Paulo A3

Inglês – Agora A13                    


Acertando as contas – Folha de S.Paulo C1




Por Estado – Estado de S.Paulo A20




O ranking da sala de aula – Estado de S.Paulo A19



A educação brasileira – Estado de S.Paulo A3        


Web

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Saúde da Família amplia atendimento com implantação de mais cinco unidades


A Prefeitura de Limeira implantará no município, no primeiro semestre de 2014, mais cinco unidades mistas do Estratégia Saúde da Família (ESF) e outras cinco no segundo semestre. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Camila Rezende Moreno, as unidades mistas são aquelas onde a Unidade Básica de Saúde (UBS) e a Unidade Saúde da Família (USF) funcionam no mesmo prédio. Os bairros contemplados serão: Cecap, Graminha, Nova Europa, Morro Azul e Pq. Hipólito. “Com esta implantação, iremos delimitar áreas dentro das áreas já cobertas pela UBS, ou seja, o usuário que morar próximo a uma UBS e estiver cadastrado na área da USF, terá atendimento prioritário com a equipe multidisciplinar da ESF. Vamos intensificar o atendimento nestas localidades, com isso, novos profissionais serão chamados”, informa.

Com a estrutura física já existente, um concurso público será aberto pela administração municipal para contratação de enfermeiro, médico, agente comunitário e auxiliar e técnico de enfermagem, que atuarão nas novas unidades. “Ao implantar a unidade e cadastrá-la no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, o CNES, o Ministério da Saúde encaminha um incentivo mensal para funcionamento da unidade”, explica a coordenadora.

Os pacientes das unidades do ESF recebem atendimento com médicos, equipe de enfermagem, fisioterapia, psicologia e agentes comunitários de saúde, serviços oferecidos nas 10 unidades, sendo que seis delas também contam com atendimento odontológico. Os bairros que hoje contam com uma unidade são Ernesto Kühl, Odécio Degan, Belinha Ometto, Novo Horizonte/José Cortez, Nossa Senhora das Dores IV/Caic e Nova Conquista/Antônio Brigatto/Pq. Hipólito.

Segundo Camila, tanto a USF quanto a UBS fazem parte da Política Nacional da Atenção Básica, deliberada pela portaria nº 2.488 de 2011. “O que difere as duas é que a ESF veio para reorganizar o modelo de atenção em saúde à população, visto que atende a uma região delimitada, ou seja, territorializada. Com isso, a equipe da ESF consegue um maior vínculo com os usuários e tem responsabilidade sanitária sobre aquela área”, explica. Ela ressalta que, para receber atendimento em uma USF, o usuário deve residir na área de abrangência da unidade, podendo agendar a consulta pessoalmente, por telefone ou através do agente comunitário.


A coordenadora lembra que os procedimentos realizados nas USFs são visitas domiciliares, curativos, inalação, administração de medicamentos, papanicolau/citologia, retirada de pontos, coleta de exames laboratoriais, coleta de exame do pezinho/PKU, controle da diabetes/glicemia capilar e verificação da pressão arterial. Já o eletrocardiograma e a vacinação são realizados em algumas unidades. 

Com proximidade do verão, CCZ orienta a combater doença


“Não dê tempo para a dengue!” é o tema da campanha de combate à dengue deste verão, apresentado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, na última terça-feira, 19 de novembro. A campanha tem como objetivo mostrar que a prevenção leva pouco tempo, mas o suficiente para proteger familiares e vizinhos. Com a proximidade das férias e festas de final de ano, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria da Saúde de Limeira alerta a população quanto ao fechamento correto dos imóveis para viagens ou férias coletivas, evitando focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Neste ano, foram registrados no município, segundo o CCZ, 2.063 casos positivos da doença.

“Com a participação de todos, podemos mudar esse quadro e ficar livres da dengue”, acredita o médico veterinário do CCZ Hilton Lang. “Estamos entrando na época de maior risco de dengue, que é marcada pelo aumento da infestação do mosquito transmissor devido ao calor e à ocorrência de chuvas, além da maior circulação de pessoas por causa das férias, as quais podem contrair a dengue nas viagens e transmitir para outras pessoas pela picada da fêmea do mosquito ao retornar para a cidade”.

Antes de fechar o imóvel, o CCZ orienta o proprietário a certificar que não deixou nada que possa servir de criadouro para o mosquito. Ao ficar sem uso, até os vasos sanitários costumam servir de criadouro para a fêmea do mosquito da dengue, que coloca seus ovos em água parada. “Outros objetos e locais também merecem atenção, já que o imóvel ficará fechado por vários dias, como os ralos, caixas d’água, calhas, canaletas de água da chuva, lixo, entulho e recicláveis, além dos famosos pratos e vasos de plantas”, informa Lang.

Segundo o médico veterinário, para evitar a proliferação, é preciso vistoriar tanto a parte interna quanto a externa do imóvel, lembrando que o mosquito mede apenas meio centímetro e pode passar por qualquer vão (confira mais orientações abaixo). Ao retornar, as vistorias semanais devem ser mantidas, para garantir que o imóvel continue livre de criadouros. Também é preciso ficar atento aos sintomas da dengue. A doença causa febre acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: dor de cabeça, no corpo e no fundo dos olhos, falta de apetite e, em alguns casos, manchas vermelhas, diarreia e vômito.

Lang ressalta que a pessoa que já teve a doença corre o risco de desenvolver a dengue hemorrágica, que é a forma mais grave da doença e pode levar à morte. “Se a pessoa tiver o diagnóstico de dengue e apresentar dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, sangramento pelo nariz, boca e gengiva, sede excessiva e boca seca, deve retornar imediatamente a uma Unidade Básica de Saúde”, alerta.

Veja os cuidados que devem ser tomados antes de viajar:

* Vede os vasos sanitários que ficarão sem uso, os ralos internos e a caixa d’água, podendo ser utilizados tela de mosqueteiro, plástico ou outro objeto que garanta que a fêmea não consiga entrar para colocar seus ovos;
* Limpe e desentupa calhas e canaletas de água de chuva. Providencie também a poda de árvores que possam voltar a causar novo entupimento neste período;
* Coloque tampas nas lixeiras e as deixe em local coberto;
* Elimine entulho de construção, pneus e outros objetos sem serventia;
* Encaminhe para reciclagem materiais coletados ou guarde-os em local coberto;
* Retire os pratos dos vasos ou encha-os de areia;
* Elimine plantas na água, plantando-as em vasos ou no jardim;
* Seque e guarde em local coberto os brinquedos, utensílios e objetos úteis;
* Caso algum funcionário seja escalado para trabalhar no período, oriente-o a fazer pelo menos uma vistoria por semana para manter o local totalmente livre de criadouros;
* Oriente alunos, funcionários e outros frequentadores a não deixarem lixo espalhado, facilitando o trabalho do pessoal da limpeza, o que lhes proporcionará mais tempo para cuidarem das situações mais críticas.


Dúvidas podem ser sanadas pelos telefones do CCZ, (19) 3441-3548 ou 3451-3546. 

IFSP deve ter primeira turma em Limeira em agosto de 2014

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) deve ter a sua primeira turma no campus avançado que será implantado em Limeira em agosto de 2014. O anúncio foi feito em coletiva à imprensa realizada na tarde desta sexta-feira, 29 de novembro, com as presenças do prefeito Paulo Hadich, do deputado Newton Lima e do reitor do IFSP, Eduardo Modena, quando foi oficializada a vinda de uma unidade do instituto para a cidade. O vice-prefeito Antonio Carlos Lima, o presidente da Câmara Municipal, Ronei Costa Martins, secretários, vereadores e representantes de várias entidades da sociedade civil estiveram presentes. O evento ocorreu no Edifício Prada.
  
De acordo com Modena, os primeiros cursos serão de ensino médio, em modelo semelhante ao adotado pelo Cotil (Colégio Técnico de Limeira), ligado à Unicamp. Já em janeiro, ocorrerão audiências públicas para que a sociedade limeirense indique que cursos são mais necessários para serem oferecidos. Inicialmente, o instituto funcionará no prédio onde atualmente está instalada a CEIEF Padre Maurício Sebastião Ferreira, no Jd. do Lago. O reitor afirmou que quer ampliar a relação com Limeira e implantar, em um futuro próximo, um campus completo para abrigar cursos de ensino médio e superiores, com biblioteca, auditório, ginásio esportivo e parque aquático, em uma área de, no mínimo, 60 mil m². “Nós pensamos grande. Sabemos que é difícil, mas é um esforço coletivo que a gente tem satisfação em fazer”, disse.
  

Diante disso, Hadich sinalizou que a área do antigo aeroporto, entre os bairros Bartolomeu Grotta e Aeroporto, pode atender essa demanda. Ele afirmou que a instalação no campus nesse local vai ser um grande incentivo para o desenvolvimento daquela região da cidade. O prefeito agradeceu ao deputado e ao reitor pelo esforço para contemplar Limeira. “Essa semente de esperança é um motivo de alegria, pois dará muitos frutos para a nossa cidade”, disse. Ele também falou da satisfação em fazer esse anúncio. “Não é todo dia que fazemos uma conquista dessa magnitude”. Hadich ainda ressaltou a capacidade da sociedade limeirense em formar mão de obra qualificada.


Newton Lima explicou que Limeira não estava na primeira lista de 16 cidades onde seriam implantados os campi do IFSP. No entanto, como algumas delas não atenderam os pré-requisitos, o município foi incluído. “A liderança, amor por Limeira e a determinação do prefeito Paulo Hadich foram fundamentais para essa conquista”, afirmou.


IFSP
  

O IFSP é uma autarquia federal de ensino com aproximadamente 22 mil alunos matriculados em seus 28 campi. Além disso, mais de 4 mil alunos estão distribuídos em 23 polos de educação à distancia, divididos pelo Estado de São Paulo. São oferecidos cursos técnicos, licenciaturas, formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação. O IFSP também tem cursos pela internet. 

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Em reunião com prefeito, empresários abordam tratamento de efluentes

Representantes da Associação Limeirense de Joias (ALJ), Cetesb, Foz do Brasil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) reuniram-se na manhã desta terça-feira, 26 de novembro, com o prefeito Paulo Hadich. Da pauta da reunião, constavam os seguintes itens: solicitação de indicadores de geração de efluentes em Limeira, elaboração de estudo e pesquisa para Sistema de Tratamento de Efluentes Industriais, estudo do zoneamento urbano para possível instalação de tratamento, planejamento estratégico e busca de parcerias estaduais e federais e cronograma executivo.

Participaram da reunião o secretário-chefe de Gabinete do prefeito, Marco Aurélio Magalhães Faria Júnior, o secretário de Meio Ambiente, Alquermes Valvasori, e o presidente do SAAE, Osmar da Silva Júnior.

De acordo com o presidente da ALJ, Rodolfo Dib Mereb Júnior, há um volume muito alto de efluentes gerados no município por indústrias de vários segmentos, com descarte incorreto de parte desse material, que pode contaminar o meio ambiente. Para ele, o custo logístico é muito alto para transportar com segurança os efluentes, devido as empresas de tratamento se localizarem em municípios distantes de Limeira. Mereb Júnior acredita que, com tratamento local, as empresas poderão reduzir custos, viabilizando melhor as operações.

Como forma de viabilizar o tratamento no município de Limeira, foi apresentada a proposta de trabalho das empresas Hydroquímica, representada pelo sócio-proprietário Almir Brancher; Purimetal, pelo sócio-diretor, Luiz Fillipe Nascimento; e Saita, que compõem a Central de Tratamento de Efluentes Líquidos e Sólidos, com a proposta de encerrar o tratamento nas empresas de folheados e concentrá-lo na central. Os representantes apresentaram o trabalho realizado no município de Guaporé e se colocaram à disposição para iniciar o atendimento em Limeira.

Segundo Nascimento, atualmente a Central de Tratamento atende 86 galvânicas somente em Guaporé. “Com a viabilização da Central de Tratamento em Limeira, assim como em Guaporé, a central ficaria responsável pelo transporte, coleta e análise do efluente, e a Cetesb monitoraria todas as empresas com vínculo com a central”, explica. O gerente da Cetesb, Adilson Rossini, vê com bons olhos essa reunião. Para ele, a instalação da Central de Tratamento será mais uma ferramenta para combater o lançamento irregular de efluentes. "Solução para isso tem, porém também há um custo”, diz.

Sendo os empresários do setor de folheados favoráveis à central, o próximo passo será a instalação na cidade. Hadich informou que a cidade possui um conjunto de incentivos fiscais às empresas que se instalam no município. “O que for possível para diminuir custos e auxiliar os empresários, a Prefeitura fará”.

Procuradoria Especial da Mulher


A vereadora professora Érika Monteiro (PT) foi nomeada procuradora da mulher no último dia 19, na Câmara Municipal de Limeira. Como procuradoras adjuntas, foram designadas, respectivamente, Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo – PR), Erika Tank (PROS) e Dra. Mayra Costa (PPS). As procuradores serão empossadas a cada dois anos pelo presidente do Legislativo.Para Érika Monteiro, a instituição da Procuradoria Especial da Mulher representa um avanço do Poder Legislativo nas discussões relacionadas à luta feminina. “As mulheres representam uma importante parcela da população e, devido a esta importância, estão rodeadas de discussões importantes, que devem ser tratadas de forma especial pelo Poder Legislativo. Por conta disso, a nossa expectativa é de a procuradoria possa, a partir do trabalho conjunto entre as parlamentares e demais órgãos do município, desenvolver ações que vão ao encontro às demandas de Limeira”, comentou a vereadora.

Segundo a Resolução que institui a Procuradoria Especial da Mulher, compete ao órgão zelar pela participação mais efetiva das vereadoras nas atividades da Câmara e ainda receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher; fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo que visem à promoção da igualdade do gênero, assim como a implementação de campanhas educativas contra a discriminação; cooperar com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados voltados à implementação de políticas públicas para as mulheres; e promover pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre a violência e a discriminação contra a mulher, bem como acerca de seu déficit de representação na política, inclusive para fins de divulgação pública e fornecimento de subsídio às comissões da Câmara.


Telma de Souza (PT), deputada estadual e procuradora especial da mulher da Assembleia Legislativa de São Paulo, participou da cerimônia. Antonio Carlos Lima, vice-prefeito de Limeira, também estava presente. Além de Érika Monteiro, Lu Bogo e Erika Tank, participaram os parlamentares Ronei Martins (PT), Aloízio Marinho de Andrade (PT), Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá – PSC) e Wilson Cerqueira (PT) acompanharam a posse das procuradoras.


Abaixo o Ato da Presidência nº 43/2013

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Notícias sobre Educação dos principais órgãos de imprensa!

Impressos


Frase – Estado de S.Paulo A18



Reprovação nas escolas – Diário de S.Paulo 8 10/11/2013

Rede estadual passa a reprovar mais vezes – Diário do Grande ABC Setecidades 7  09/11/2013

Professor acaricia aluna – Diário de S.Paulo  09/11/2013

Após Haddad, Alckmin amplia reprovação escolar – Estado de S.Paulo A38 09/11/2013

Debate – Estado de S.Paulo A38 09/11/2013

Alunos terão provão bimestral – Agora A3 09/11/2013

Professor beija aluna na escola – Agora A3 09/11/2013

Governo admite falha e volta a reter alunos – Diário de S.Paulo 11 09/11/2013




Web



Professores e pais são favoráveis à medida – Cruzeiro do Sul on line


Reportagem denuncia professor que lambia alunas – Observatório da Imprensa