Bem vindos!

UMA LUTA EM PROL DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, DA FAMÍLIA E DA CIDADE

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Em reunião com prefeito, empresários abordam tratamento de efluentes

Representantes da Associação Limeirense de Joias (ALJ), Cetesb, Foz do Brasil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) reuniram-se na manhã desta terça-feira, 26 de novembro, com o prefeito Paulo Hadich. Da pauta da reunião, constavam os seguintes itens: solicitação de indicadores de geração de efluentes em Limeira, elaboração de estudo e pesquisa para Sistema de Tratamento de Efluentes Industriais, estudo do zoneamento urbano para possível instalação de tratamento, planejamento estratégico e busca de parcerias estaduais e federais e cronograma executivo.

Participaram da reunião o secretário-chefe de Gabinete do prefeito, Marco Aurélio Magalhães Faria Júnior, o secretário de Meio Ambiente, Alquermes Valvasori, e o presidente do SAAE, Osmar da Silva Júnior.

De acordo com o presidente da ALJ, Rodolfo Dib Mereb Júnior, há um volume muito alto de efluentes gerados no município por indústrias de vários segmentos, com descarte incorreto de parte desse material, que pode contaminar o meio ambiente. Para ele, o custo logístico é muito alto para transportar com segurança os efluentes, devido as empresas de tratamento se localizarem em municípios distantes de Limeira. Mereb Júnior acredita que, com tratamento local, as empresas poderão reduzir custos, viabilizando melhor as operações.

Como forma de viabilizar o tratamento no município de Limeira, foi apresentada a proposta de trabalho das empresas Hydroquímica, representada pelo sócio-proprietário Almir Brancher; Purimetal, pelo sócio-diretor, Luiz Fillipe Nascimento; e Saita, que compõem a Central de Tratamento de Efluentes Líquidos e Sólidos, com a proposta de encerrar o tratamento nas empresas de folheados e concentrá-lo na central. Os representantes apresentaram o trabalho realizado no município de Guaporé e se colocaram à disposição para iniciar o atendimento em Limeira.

Segundo Nascimento, atualmente a Central de Tratamento atende 86 galvânicas somente em Guaporé. “Com a viabilização da Central de Tratamento em Limeira, assim como em Guaporé, a central ficaria responsável pelo transporte, coleta e análise do efluente, e a Cetesb monitoraria todas as empresas com vínculo com a central”, explica. O gerente da Cetesb, Adilson Rossini, vê com bons olhos essa reunião. Para ele, a instalação da Central de Tratamento será mais uma ferramenta para combater o lançamento irregular de efluentes. "Solução para isso tem, porém também há um custo”, diz.

Sendo os empresários do setor de folheados favoráveis à central, o próximo passo será a instalação na cidade. Hadich informou que a cidade possui um conjunto de incentivos fiscais às empresas que se instalam no município. “O que for possível para diminuir custos e auxiliar os empresários, a Prefeitura fará”.

Procuradoria Especial da Mulher


A vereadora professora Érika Monteiro (PT) foi nomeada procuradora da mulher no último dia 19, na Câmara Municipal de Limeira. Como procuradoras adjuntas, foram designadas, respectivamente, Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo – PR), Erika Tank (PROS) e Dra. Mayra Costa (PPS). As procuradores serão empossadas a cada dois anos pelo presidente do Legislativo.Para Érika Monteiro, a instituição da Procuradoria Especial da Mulher representa um avanço do Poder Legislativo nas discussões relacionadas à luta feminina. “As mulheres representam uma importante parcela da população e, devido a esta importância, estão rodeadas de discussões importantes, que devem ser tratadas de forma especial pelo Poder Legislativo. Por conta disso, a nossa expectativa é de a procuradoria possa, a partir do trabalho conjunto entre as parlamentares e demais órgãos do município, desenvolver ações que vão ao encontro às demandas de Limeira”, comentou a vereadora.

Segundo a Resolução que institui a Procuradoria Especial da Mulher, compete ao órgão zelar pela participação mais efetiva das vereadoras nas atividades da Câmara e ainda receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher; fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo que visem à promoção da igualdade do gênero, assim como a implementação de campanhas educativas contra a discriminação; cooperar com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados voltados à implementação de políticas públicas para as mulheres; e promover pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre a violência e a discriminação contra a mulher, bem como acerca de seu déficit de representação na política, inclusive para fins de divulgação pública e fornecimento de subsídio às comissões da Câmara.


Telma de Souza (PT), deputada estadual e procuradora especial da mulher da Assembleia Legislativa de São Paulo, participou da cerimônia. Antonio Carlos Lima, vice-prefeito de Limeira, também estava presente. Além de Érika Monteiro, Lu Bogo e Erika Tank, participaram os parlamentares Ronei Martins (PT), Aloízio Marinho de Andrade (PT), Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá – PSC) e Wilson Cerqueira (PT) acompanharam a posse das procuradoras.


Abaixo o Ato da Presidência nº 43/2013

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Notícias sobre Educação dos principais órgãos de imprensa!

Impressos


Frase – Estado de S.Paulo A18



Reprovação nas escolas – Diário de S.Paulo 8 10/11/2013

Rede estadual passa a reprovar mais vezes – Diário do Grande ABC Setecidades 7  09/11/2013

Professor acaricia aluna – Diário de S.Paulo  09/11/2013

Após Haddad, Alckmin amplia reprovação escolar – Estado de S.Paulo A38 09/11/2013

Debate – Estado de S.Paulo A38 09/11/2013

Alunos terão provão bimestral – Agora A3 09/11/2013

Professor beija aluna na escola – Agora A3 09/11/2013

Governo admite falha e volta a reter alunos – Diário de S.Paulo 11 09/11/2013




Web



Professores e pais são favoráveis à medida – Cruzeiro do Sul on line


Reportagem denuncia professor que lambia alunas – Observatório da Imprensa



terça-feira, 29 de outubro de 2013

Limeira participa de debate com a Aneel na capital paulista

Representantes do Executivo limeirense participaram nesta quinta-feira, dia 24, de uma Audiência Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no Auditório do Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo. O evento foi realizado para debater o cronograma de transferência dos ativos de iluminação pública das concessionárias de energia para os municípios. A proposta da Aneel é ampliar para 31 de dezembro de 2014 o prazo de transferência para as cidades com menos de 50 mil habitantes. Para municípios com população igual ou superior a 50 mil moradores, que é o caso de Limeira, permanece a data de 31 de janeiro de 2014, conforme prevê a Resolução Normativa nº 479/2012.

O prefeito Paulo Hadich representa a Associação Brasileira de Municípios (ABM), que defende a prorrogação desse prazo para todas as cidades, independentemente da quantidade de habitantes. Segundo ele, a transferência dos ativos da iluminação pública irá causar gasto aos cofres públicos e ainda é preciso discutir exaustivamente o modelo que será adotado pelos municípios na administração do parque de iluminação.

Giocondo Mário Negro Filho, secretário de Obras, o engenheiro eletricista Dagoberto Guidi, da mesma pasta, e o advogado Daniel Moreira, superintendente da Secretaria de Assuntos Jurídicos, representaram no evento o prefeito, que esteve em Brasília em cerimônia com a presidente Dilma Rousseff.

Guidi usou a tribuna e falou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas em Limeira, como, por exemplo, a realização de três audiências públicas que discutiram com a população, com a Aneel e com a concessionaria Elektro os problemas da transferência da manutenção ao município. O engenheiro também expôs como deve ser o modelo de gestão completa e integrada para manter o parque de iluminação pública e sobre a contratação de diagnóstico atual do parque. Ele reiterou o posicionamento do prefeito na defesa da prorrogação da transferência para todas as cidades e explicou a medida cautelar que Limeira conseguiu junto à Justiça Federal, que garante que a cidade não assuma a manutenção do parque de iluminação.


O superintendente de Regulação de Comercialização da Eletricidade da Aneel, Marcos Bragatto, que esteve em Limeira durante a Audiência Pública da iluminação, também participou do evento na capital paulista, além de prefeitos, vereadores e representantes de entidades ligadas ao setor. Propostas e contribuições para alterações na Resolução 414/2010, Art. 218, serão aceitas até o dia 8 de novembro de 2013, na página da Aneel. 

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Guarda Civil Municipal realiza ação de conscientização sobre uso do cinto de segurança

Com o objetivo de conscientizar a população a respeito do uso do cinto de segurança, a Prefeitura de Limeira, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou na tarde desta quarta-feira, 23 de outubro, a ação “Proteja a vida, use o cinto de segurança”, no cruzamento entre a rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira e a avenida Comendador Agostinho Prada.



A ação foi conduzida por guardas civis municipais, que entregaram folders aos motoristas, com informações sobre prevenção à violência no trânsito, além de dados sobre as principais causas de acidentes. De acordo com o diretor da GCM, André Moisés, a ação também aproxima a Secretaria Municipal de Segurança Pública da população. “Queremos mostrar que a Segurança também promove ações sociais, não só ostensivas”, afirmou.

Crédito Fotográfico: Wagner Morente.

Exposição retrata importância de Limeira como berço da imigração europeia pelo sistema de parceria

A exposição “Emigração ao Brasil pelo Sistema de Parceria” pode ser conferida no Shopping Center Limeira até a próxima segunda-feira, 28 de outubro, das 10h às 22h. A mostra é uma réplica dos 26 painéis de uma exposição permanente instalada em novembro de 2011 no Ballin Stadt Auswanderermuseum – Hamburg (Museu da Emigração de Hamburgo – Alemanha). A exposição disponível em português e alemão retrata a história da emigração de portugueses, alemães e suíços ao Brasil, pelo sistema de parceria. A visitação é gratuita.
O material foi constituído a partir de pesquisas empreendidas pelo historiador limeirense José Eduardo Heflinger Júnior, diretor de Planejamento da Secretaria Municipal da Cultura, em arquivos brasileiros e europeus. Ela foi editorada a partir de fotos e textos de Heflinger alusivos às fazendas históricas que abrigaram as colônias de imigrantes europeus contratados pelo Sistema de Parceria no século 19.
Além dos painéis, a mostra original abriga seis filmes, um banco de documentos em alemão gótico, francês, português e inglês, exibições fotográficas das fazendas históricas da região de Limeira e livros de Heflinger sobre a imigração pelo sistema de parceria. A arte, editoração e logística da mostra foram produzidas pelo Instituto Martius Staden. 
A mostra é fruto de uma parceria com o Carlota Schmidt Memorial Center e o Instituto Martius Staden, com o apoio das fundações Robert Bosch e Visconde de Porto Seguro, e em Limeira tem apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos.

O Shopping Center Limeira fica na avenida Carlos Kuntz Busch, 800, Pq Egisto Ragazzo. 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Prefeitura inicia obra de desassoreamento em lagoa de retenção de águas pluviais

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Apoio à Zona Rural, iniciou na manhã desta terça-feira, 22 de outubro, o desassoreamento da lagoa de retenção de águas pluviais localizada no Pq. das Nações, popularmente conhecida como piscinão.

O vice-prefeito Antonio Carlos Lima e o secretário da pasta, Marcelo Coghi, acompanharam o início da obra de desassoreamento, assim como a coordenadora do Orçamento Participativo, Marina Amorim, e funcionários que compõem a equipe do OP, além do diretor de Turismo, Florisvaldo Cardoso de Moura. 

Uma escavadeira hidráulica foi locada pela Prefeitura para a ação. Caminhões também atuarão na retirada do entulho. “Trata-se de uma obra emergencial, pois dela depende o controle da vazão de água no Ribeirão Tatu”, explica o secretário.

Segundo Lima, a Prefeitura vem desenvolvendo um trabalho de limpeza na região, além de completa sinalização da rotatória. “Infelizmente, já ocorreu uma morte no córrego, e esta obra de desassoreamento é uma forma de prevenirmos e minimizarmos o risco de acontecerem mais acidentes graves”, acredita o vice-prefeito.

De acordo com Marina, esta obra foi uma das reivindicações dos moradores da região durante reuniões do OP. “Alguns moradores já passaram por aqui hoje e explicamos a eles o que está sendo realizado no local, atendendo ao pedido deles”, diz. Para ela, a limpeza trará benefícios aos moradores, visto que no entorno da lagoa de retenção de água há um espaço utilizado para a prática de caminhada. “Solicitamos a colaboração de todos em não jogar lixo e entulhos, preservando o local para uso dos próprios moradores”, complementa.

A previsão de término da obra na bacia de contenção, que, segundo Coghi, comporta 11 milhões de metros cúbicos de água, é de 45 dias trabalhados, sem a ocorrência de chuvas. “Uma parte do material recolhido será encaminhado ao Aterro Sanitário e outra vai para o valo no Ernesto Kühl, para aterrar um buraco”, adianta.

Crédito da Fotos: Wagner Morente.